Artigos Informática

5 benefícios ambientais do descarte correto de eletrônicos

Aprenda os impactos positivos de um descarte correto e com consciência dos eletrônicos para a natureza e o meio ambiente.

A natureza vem a cada dia mais sendo alvo de poluições. Principalmente no solo, liberando substâncias ou causando problemas que podem ser até crônicos, a política de preservação do meio ambiente começou a ser mais desenvolvida e divulgada para sua sobrevivência.

Dentre as formas de poluir a natureza, uma delas pode não ganhar tanta atenção, mas causar estragos constantes quando não feita de forma correta: o descarte de eletrônicos. Após a utilização, as pessoas não sabem como desfazer do produto, feito sem preparo.

Já parou para pensar quais são os impactos que o descarte de eletrônicos incorretos pode causar à natureza e consequentemente a nós, seres humanos? Visando controlar e ensinar como pode ser feita a eliminação dos eletrônicos, trazemos esse artigo.

Assim, vamos mostrar quais os benefícios de um descarte correto e eficaz dos eletrônicos e como fazer com que isso seja uma prática disseminada e rotineira, capaz de conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância de atuar na preservação do meio ambiente.

Pesquisas acerca dos impactos dos eletrônicos no meio ambiente

O impacto dos eletrônicos no meio ambiente é bem extenso e prejudicial, quando feito de maneira incorreta. Ao longo do tempo foi sendo observado que as pessoas não apresentavam cuidados ao descartar aparelhos, tratando na mesma escala do lixo comum.

Isso se deve muito a falta de divulgação de informações acerca do descarte correto dos eletrônicos. Não observamos projetos, palestras ou o ensino nas escolas e universidades sobre essa pauta, sendo um fator que atrapalha o conhecimento geral.

Todavia, a preocupação dos órgãos começou a aumentar na medida que a tecnologia foi se expandindo e ter um eletrônico se tornou algo comum entre as pessoas. 

Por outro lado, observando através de especialistas o impacto negativo que o descarte desqualificado estava proporcionando, danificando fortemente o meio ambiente, grandes organizações juntamente com envolvidas da área começaram a desenvolver estudos sobre.

Entre vários estudos realizados nos últimos tempos, podemos citar a Green Eletron, que em parceria com a ACV Brasil, realizou uma pesquisa desenvolvendo um modelo de Avaliação do Ciclo de Vida, para identificar impactos e benefícios dos eletrônicos no meio ambiente.

Ao estudarem os impactos ambientais, sejam eles positivos ou negativos por um certo produto, desde sua extração até direcionamento final, conseguiram trazer soluções para as empresas, como sugerindo melhorias, planejamentos, políticas públicas, entre outros.

Nessa pesquisa, foram observados os impactos no processo de coleta do lixo eletrônico e como a recuperação e reciclagem em novas linhas produtivas do que pode ser restaurado promove uma política produtiva dos aspectos envolvidos, sendo benefícios restaurativos.

O estudo foi voltado para a atuação de logística reversa do lixo eletrônico promovido pela Green Eletron, em relação a suas atividades em 2019. Todavia, mesmo que tenha sido direcionado para suas funções, ofereceu respostas a todos para o descarte consciente.

Resultados obtidos pela pesquisa sobre a logística reversa do lixo eletrônico

Em relação aos materiais recuperados e a política de reciclagem apontada para mudar o rumo dos lixos eletrônicos, os impactos positivos foram muito bem avaliados, mostrando melhorias significativas em relação ao meio ambiente.

A redução de emissão de gases como CO2, diminuição dos impactos na camada de ozônio e efeito estufa, renovação de recursos minerais sem extrair novos, entre outros, foram observados após um longo estudo. 

No final da pesquisa foi concluído que a reciclagem do lixo eletrônico traz uma série de benefícios, mesmo considerando os impactos que ocorreram antes e durante a coleta e outros processos. 

Isso traz uma motivação gigante para melhorias no nosso planeta, considerando que se for uma política implantada por todos, as emissões de carbono irão diminuir drasticamente nos próximos anos. Tudo claro, com uma promoção consciente e correta do descarte.

Os 5 benefícios do descarte correto de eletrônicos no meio ambiente

Após serem observados através da pesquisa os impactos positivos após a reciclagem e o descarte consciente dos eletrônicos para a natureza, vamos destacar os 5 benefícios dessa prática, para validar sua ação e promover a política de cuidado ao meio ambiente:

  1. Positividade para o solo
    O descarte correto de eletrônicos promove a conservação do solo e da água, evitando contaminações superficiais e densas como na primeira camada e até mesmo nos lençóis freáticos.

  2. Impacto positivo nos aterros sanitários
    Anualmente são produzidos 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico no Brasil, segundo a ONU. Quando descartados em aterros sanitários, além de super lotar o local, impactam na qualidade de vida. Também atrapalha a reciclagem quando feito incorretamente.
    Por isso que o descarte consciente diminui bastante o impacto nos aterros sanitários.

  3. Controle de Dados
    Um ponto muito favorável aos usuários é que o descarte correto impede que pessoas estranhas tenham acesso aos seus dados salvos naquele aparelho, já que fazem a tratativa da exclusão com segurança.

  4. Giro Econômico
    A reciclagem deve ser feita como uma forma de movimentar a economia, além de atingir o objetivo principal de sustentabilidade. Assim, trabalhar esses conceitos visa não só o cuidado ao meio ambiente, mas o crescimento sustentável da população.

  5. Reutilizar metais preciosos
    O descarte quando feito de maneira incorreta promove a perda de metais preciosos. Por isso, a reciclagem pode ajudar a restaurar tais metais e assim favorecer a continuidade da produção de serviços essenciais e manutenção da economia pela sua não escassez.

Fonte: https://bringit.com.br/blog/dicas-e-tutoriais-para-notebook/5-beneficios-ambientais-do-descarte-correto-de-eletronicos/

COMPARTILHE

ARQUIVO DE PUBLICAÇÃO

agosto 2022
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031