Artigos Informática

5 maneiras de preservar a vida útil do cabo para fonte de notebook

Um cabo para fonte de notebook é essencial para ter em mãos, e substituir um é uma dor de cabeça (e pode ser caro.) Por isso, nesse artigo daremos algumas dicas simples a seguir quando se trata de prolongar a vida útil do cabo da fonte de notebook.

As fontes de notebook têm duas partes: um transformador e um cabo de energia. O transformador é a parte que converte a corrente de sua tomada de energia de CA para CC, e o cabo para fonte de notebook conecta o carregador à tomada.

Com o tempo, os transformadores podem superaquecer, o que pode causar danos internos. Simultaneamente, qualquer seção de seu cabo da fonte pode desgastar e expor os fios no interior.

O carregador é um dos componentes mais vitais de um notebook porque, sem ele, o notebook se torna inutilizável em questão de horas.

Como um carregador de notebook também está sujeito a muitos problemas por ser conectado, removido e transportado, ele também pode, às vezes, ser o primeiro componente a falhar. Cuide corretamente do carregador de seu notebook para que ele dure. Confira nossas dicas de como preservar a vida útil do cabo para fonte de notebook.

5 maneiras de preservar a vida útil do cabo para fonte de notebook

Preservar a vida útil do cabo para fonte de notebook pode te poupar dinheiro e estresse inesperado. Desse modo, a manutenção da integridade da fonte de notebook ajudará a garantir que você possa carregar com segurança seu notebook com ele.

Aqui estão seis maneiras de fazer isso.

Evite enrolar o cabo da fonte de notebook

Embora possa ser tentador enrolar o cabo de energia de seu notebook em um padrão apertado para mantê-lo organizado, fazê-lo pode encurtar a vida útil da sua fonte. Esta prática coloca uma tensão repetitiva sobre os condutores de cobre dentro dos cabos de energia e pode causar sua ruptura.

Para evitar isso, enrole o cabo de energia de seu notebook de forma solta para evitar que os fios se frisem e se você puder enrolá-los de forma diferente a cada vez para evitar estresse repetitivo na mesma seção.

Garanta que o transformador tenha espaço para respirar

O transformador pode ficar quente durante o processo de carga. Para evitar o superaquecimento enquanto seu notebook estiver carregando, certifique-se de colocá-lo em algum lugar com muito fluxo de ar (por exemplo, não preso em uma almofada de sofá), especialmente se você souber que estará conectado por um período longo de tempo.

Evite o contato com bordas afiadas

Os fios expostos são um grande problema, e o contato prolongado com superfícies afiadas como bordas de mesa pode desgastar a borracha que protege os fios no cabo de energia de seu notebook.

Se você frequentemente move seu cabo de energia de um lugar para outro ou tem um centro de carga designado, certifique-se de que sua configuração não exponha estes fios delicados a bordas afiadas.

Mantenha seu cabo de energia longe da água

A água e os dispositivos eletrônicos não se misturam, portanto é essencial evitar situações em que o cabo de energia de seu notebook possa ser exposto acidentalmente à água, pois isso pode causar eletrocussão, danos ao seu notebook, ou a ambos. Isto significa não carregar seu notebook dentro ou perto de sua cozinha ou banheiro.

Se o carregador de seu notebook entrar em contato com água, desconecte-o imediatamente da tomada e afaste-o. Seque completamente o carregador e certifique-se de que ele esteja completamente seco antes de decidir se vai usá-lo novamente.

Use cabos diferentes para evitar o uso excessivo durante o transporte ou armazenamento

Manter vários cabos para fonte de notebook pode ajudá-lo a evitar problemas. É claro, isto significa que você terá um sobressalente quando um estragar. Mas optar por ter dois cabos para fonte de notebook em sua posse é mais do que ser precavido. Ele pode ajudar a reduzir o desgaste de ambos – e provavelmente melhorará sua vida útil.

Reserve um cabo apenas para viagens, e deixe seu outro carregador em sua sala ou quarto. Use o cabo de viagem somente enquanto estiver em viagem e o cabo da sala ou do quarto enquanto estiver trabalhando em casa.

Isto o ajudará a evitar puxar, esticar e enrolar seus cabos com muita frequência.

A escolha de seus cabos para fonte de notebook não deve ser um pensamento posterior

Selecionar os cabos para fonte de notebook corretos deve implicar mais do que simplesmente encontrar a maior quantidade de watts pelo preço mais barato.

Você precisa considerar o fator forma, eficiência, amperagem, proteção e os cabos que você vai precisar, juntamente com quaisquer outras características que você esteja procurando.

Uma boa fonte de alimentação pode durar muitos anos e pode ter um enorme impacto na eficiência de seu PC, portanto, tome o tempo necessário para escolher com sabedoria.

Seu PC agradecerá por isso.

Fonte: https://bringit.com.br/blog/dicas-e-tutoriais-para-notebook/5-maneiras-de-preservar-a-vida-util-do-cabo/

COMPARTILHE

ARQUIVO DE PUBLICAÇÃO

agosto 2022
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031