Pesquisa Avançada

R$ 10.000 a R$ 7.000.000

encontramos 0 resultados
Resultados da sua pesquisa

Como Utilizar Mármores para o Design de sua Sala

Postado por IVNMNU em 1 semana ago
| 0

O mármore no design de interiores é um destaque. O material nobre é uma rocha natural utilizada nas marmorarias para formar placas ou móveis em diferentes acabamentos. Pode ser usado em diferentes aplicações e, neste artigo que fizemos em parceria com o site Guia de Investimento, você vai aprender a ter o mármore como aliado em sua decoração.

Antes de abordar o valor estético, porém, é importante saber que esse material apresenta outras vantagens. É muito durável, porque pode ser renovado depois que apresentar marcas do tempo por um processo de polimento ou outro acabamento. Além disso, apresenta uma dureza excepcional dentre os materiais do tipo e é resistente à umidade.

.

REDE PORTAIS - OS IMOVEIS DO VETOR NORTE EM REDE Mesa-de-mármore-claro-com-flores-e-xícaras-de-café-Foto-de-Minimalist-Minded Como Utilizar Mármores para o Design de sua Sala BLOG DICAS

1. Além de belo, o mármore é também um material muito resistente e durável. Foto de Minimalist Minded

O mármore pode ser usado tanto como revestimento de piso e paredes quanto na confecção de móveis. A sua aparência é muito característica, o que é muito positivo dado o seu prestígio social. Ele pode possuir diferentes cores e texturas e, por ser uma pedra natural, é possível afirmar que cada peça é única em seus padrões.

Os diferentes acabamentos para o mármore são:

  • Polido;
  • Levigado;
  • Jateado;
  • Apicoado;
  • Flameado.

O mármore polido é o mais comum, apresentando a superfície lisa e quase espelhada, refletindo as luzes do ambiente em certo grau. É o tipo utilizado para revestimento de piso, por exemplo.

REDE PORTAIS - OS IMOVEIS DO VETOR NORTE EM REDE Mármore-no-piso-e-como-revestimento-Foto-de-Jean-Philippe-Delberghe-440x660 Como Utilizar Mármores para o Design de sua Sala BLOG DICAS

2. O mármore pode ser usado como piso e revestimento de paredes. Foto de Jean Philippe Delberghe

O mármore levigado tem aspecto liso, mas opaco e mantém a cor natural da rocha. Já os mármores jateados, apicoados e flameados não possuem o aspecto liso e são perfeitos para a área externa.

O jateado passa por um processo de jateamento de areia e sua rugosidade não é tão evidente quanto a do apicoado, cuja rugosidade se dá em alto relevo.

O mármore na sala de estar

No ramo de arquitetura, a sala de estar é um ambiente de destaque. Afinal, as reuniões com amigos e todo tipo de visita se dão nesse cômodo. A decoração costuma ser mais ousada, com escopo para a criatividade e designs mais singulares.

REDE PORTAIS - OS IMOVEIS DO VETOR NORTE EM REDE Sala-de-estar-com-mármore-no-piso-e-nas-paredes-Foto-de-Pexels Como Utilizar Mármores para o Design de sua Sala BLOG DICAS

3. Sala de estar sofisticada com mármore no piso e na parede. Foto de Pexels

O mármore pode ser usado como tampo para mesas de centro, como painel de suporte para a TV e em estruturas como colunas ou na soleira para a janela.

A cor do mármore influencia muito na decoração. O mármore preto é ideal para ambientes mais modernos e os tons mais claros se encaixam melhor em decorações clássicas.

Quanto ao acabamento, a maior parte das pessoas opta pelo polido. Os demais são mais usados nos ambientes externos. Mas, com a popularização do estilo rústico na decoração, é possível ousar e escolher um dos outros acabamentos.

A dica é tentar inovar nos materiais que compõem o móvel com o mármore. Por exemplo, o apoio da mesa de centro pode ser em vidro ou ferro, em formatos incomuns, como um círculo ou uma figura.

O mármore na sala de jantar

A área de casa e construção só passou a incluir a sala de jantar depois do século XVIII, quando o cômodo deixou de ser exclusividade da realeza. Assim, entende-se o porquê de ser um cômodo tão imponente e representar sofisticação.

REDE PORTAIS - OS IMOVEIS DO VETOR NORTE EM REDE Sala-de-jantar-com-piso-de-mármore-Foto-de-Pexels Como Utilizar Mármores para o Design de sua Sala BLOG DICAS

4. Sala de jantar com piso de mármore. Foto de Pexels

Quando se fala em imponência e elegância, é impossível não falar no mármore. Para esse cômodo, uma boa opção pode ser investir no revestimento de piso. O custo é elevado, visto que exige grandes quantidades desse material nobre, mas o efeito visual é incrível.

Os tons claros são os mais comuns para essa aplicação, mas um mármore escuro pode levar ainda mais sofisticação, sobretudo se somado com uma iluminação mais baixa e móveis de design clássico, podendo incluir detalhes em cobre e madeira.

Além disso, como se pode imaginar, o mármore é a escolha perfeita para a mesa de jantar. Costumam ser mesas grandes, nas quais os mais belos arranjos de louça podem ser colocados. Sem dúvidas, é um artigo de luxo quando confeccionada de mármore.

REDE PORTAIS - OS IMOVEIS DO VETOR NORTE EM REDE Sala-de-jantar-integrada-à-cozinha-com-piso-de-mármore-em-tom-escuro-de-bege-Foto-de-Pexels Como Utilizar Mármores para o Design de sua Sala BLOG DICAS

5. Sala de jantar integrada à cozinha com piso de mármore em tom escuro de bege. Foto de Pexels

Também é possível decorar a sala de jantar com espelhos com moldura de mármore, colunas de mármore e bancadas. Para os mais ousados, o mármore no revestimento de paredes modifica completamente o ambiente, com aspecto cênico.

Por fim, alguns cuidados precisam ser tomados para o uso do mármore. O material não pode ser higienizado com produtos ácidos ou alcalinos, pois eles prejudicam o seu acabamento polido.

Além disso, não é recomendado que os tons mais escuros fiquem expostos à luz solar, então esteja atento quanto às janelas. Em caso de revestimento de piso, ele deve ser encerado regularmente para manter sua bela aparência.

Fonte: Viva Decora