Artigos Pets

Cachorro urinando sangue: causas, sintomas e tratamento

Ser um tutor responsável envolve observar cada mudança que ocorre no comportamento ou no organismo do amigo de quatro patas. Isso significa acompanhar frequentemente a saúde do cãozinho, incluindo aspectos não tão agradáveis, como o cachorro urinando sangue.

cachorro preto triste

Quando o pet utiliza o tapete higiênico, é fácil identificar quando há alterações na coloração, na quantidade ou na densidade do xixi. Porém, afinal, o que significa cachorro urinando sangue? Descubra as possíveis causas, os sintomas e como tratar!

O que pode ser quando o cachorro urina sangue?

A presença de sangue na urina do cachorro costuma assustar a maior parte dos tutores. De fato, conforme explica o Dr. Rafael Fonseca, médico-veterinário, qualquer mudança no xixi do amigo deve ser observada e investigada.

Esse hábito deve ser frequente porque mesmo um leve aumento na frequência e na quantidade de urina pode ser sinal de problemas graves de saúde, como a diabetes.

Rafael explica que, geralmente, cachorro fazendo xixi com sangue está associado a complicações do trato urinário. Entre elas, o médico-veterinário cita cistite, retenção urinária e alterações renais como algumas das principais causas por trás do problema.

“Também pode indicar infecções uterinas e de próstata, assim como possível presença de cálculos no trato urinário”, completa o veterinário. Outras causas possíveis para cachorro urinando sangue são: intoxicação, neoplasias (tumores) no sistema urinário e problemas sanguíneos relacionados à coagulação.

O que fazer quando sai sangue na urina do cachorro?

Quando o cachorro urina sangue, a única pessoa capaz de identificar a causa do problema é um médico-veterinário. Ele pode recomendar e dar início ao tratamento mais indicado após uma avaliação individualizada do animal. Porém, antes de buscar ajuda médica, vale a pena observar outros fatores.

“Existem diferenças nas características da urina, de acordo com a causa-base”, explica Rafael. No caso da hematúria em cães, o médico-veterinário diz que, além da presença de sangue, é importante relatar quaisquer mudanças relacionadas a volume, coloração, odor e densidade do xixi.

“Nos quadros de infecção uterina em cachorros, pode haver aumento no volume da urina, muitas vezes, com odor fétido. Ela também pode vir acompanhada de corrimentos purulentos ou sanguinolentos, entre outras alterações”, exemplifica Rafael.

cachorro branco triste com cabeça baixa

Cachorro urinando sangue: observe outros sintomas

Como de costume, a ocorrência de outros sintomas associados ao quadro de cachorro urinando sangue varia de acordo com a causa do problema. Por esse motivo, não deixe de observá-los e, principalmente, relatá-los ao médico-veterinário.

Lembre-se que, embora não excluam a necessidade de exames adicionais, esses sinais são úteis para levantar e descartar hipóteses, reduzindo custos (de exames desnecessários, por exemplo) e facilitando o processo de diagnóstico e tratamento. Entre os sintomas que podem ser observados, estão:

  • presença de pus;
  • aumento ou diminuição do volume da urina;
  • aumento ou diminuição da frequência de micção;
  • alteração da densidade;
  • alteração do odor;
  • incontinência urinária;
  • dor ao urinar;
  • falta de apetite;
  • letargia.

Nos casos em que o pet tem dificuldade para urinar, o Dr. Rafael diz que o paciente também pode fazer “mímicas”, ou seja, tentativas frustradas de micção ou eliminação de pequena quantidade de urina. Sintoma típico de infecções urinárias, isso também pode estar associado a outros problemas, devendo ser investigado.

Atenção: o sangue também pode estar oculto na urina!

Sem dúvida, o sangue no xixi do cachorro é um dos sintomas mais impressionantes de algumas doenças do trato urinário. Porém, é fundamental estar atento a qualquer outra mudança no xixi ou no comportamento do seu amigo, já que nem sempre a hematúria pode ser observada a olho nu.

“Às vezes, a presença de sangue na urina é tão sutil que só pode ser detectada com exames de análise dessa urina”, explica Rafael. Ou seja, em caso de qualquer mudança persistente no xixi do filho de quatro patas, agende uma consulta com um veterinário.

Sangue X pigmentos avermelhados

Se, por um lado, o sangue na urina nem sempre é visível sem a ajuda de um microscópio, por outro, há casos em que o que parece ser uma grande quantidade de sangue no xixi é o resultado de uma pigmentação decorrente do consumo de certos alimentos.

“Alimentos como cenouras, beterrabas e amoras podem alterar a coloração da urina. Em geral, isso ocorre com alimentos que contêm carotenoides, corantes e outros pigmentos alaranjados ou avermelhados, ingeridos em grande quantidade”, explica Rafael.

“Da mesma maneira, a urina pode adquirir uma tonalidade esverdeada devido à ingestão de altas doses de vitaminas de complexo B”, completa. Portanto, se o seu amigo se empanturrou de cenoura e fez um xixi alaranjado, não se preocupe, desde que ele não apresente outros sintomas.

Diagnóstico e tratamento

Uma vez que a urina de cachorro com sangue pode estar associada a diferentes problemas de saúde, não tem escapatória: é fundamental levar o pet ao veterinário para ter certeza de que está tudo bem.

“Além de entender todo histórico do pet, o médico-veterinário associa o que foi analisado na consulta clínica. O auxílio de exames complementares, como ultrassonografia, radiografias e exame de urina, também é essencial para chegar ao diagnóstico”, diz Rafael.

O tratamento vai depender da causa-base do problema, mas pode incluir a administração de remédios para dor, antibióticos, mudança de ração e oferta de mais água para o cachorro beber. Lembre-se: só faça aquilo que for recomendado pelo veterinário!

Fonte: https://www.petz.com.br/blog/cachorros/saude-e-cuidados-cachorros/cachorro-urinando-sangue/

COMPARTILHE

ARQUIVO DE PUBLICAÇÃO

agosto 2022
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031