Artigos Informática

Como aumentar a memória RAM?

Se você é usuário constante de computadores, deve conhecer a famosa memória RAM, por vezes chamada apenas de memória. A memória RAM é uma espécie de memória de curto prazo dos dispositivos. Os dados contidos nela podem ser recuperados sem a necessidade de acessar o disco rígido (HD), o que se mostra uma grande vantagem.

É por conta dessas características que ter a quantidade certa de memória no computador de mesa ou no notebook está diretamente ligado ao desempenho do equipamento, permitindo que o mesmo funcione de maneira mais rápida e sem apresentar problemas quando muitas tarefas são executadas ao mesmo tempo.

Certo, mas então, como eu faço para aumentar a memória RAM e otimizar os meus dispositivos? O que devo saber para isso? É possível realizar o procedimento em casa e por conta própria? Para saber a resposta para essas e outras perguntas, continue com a gente até o final deste conteúdo.

Por que devo considerar um upgrade de RAM no meu computador?

São inúmeros os programas e aplicativos que dependem da memória RAM do seu sistema para funcionarem corretamente.

Alguns deles, ainda, são bastante populares, como o navegador Chrome. No caso do Chrome, por exemplo, existe uma demanda altíssima pelo uso de memória, já que cada guia aberta se mostra um processo único, com alocação própria de armazenamento.

Logo, se você trabalha constantemente com diversos aplicativos, abas na web, programas de edição de vídeo e imagem, ou ainda, se você simplesmente adora jogar em seu computador, aumentar a memória RAM é um modo quase que infalível de melhorar o desempenho do seu equipamento.

Mas, como faço para saber se preciso realmente de mais RAM?

Se o seu computador está mais lento do que de costume, isso em qualquer hora do dia, você pode averiguar se a memória RAM disponível está sobrecarregada acessando o “Gerenciador de Tarefas do Windows”.

Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse o Gerenciador de Tarefas do Windows. Uma boa maneira de fazer isso é pressionando, simultaneamente, as teclas Alt + Ctrl + Del;
  • Já no gerenciador, na guia Desempenho, você encontrará o gráfico de memória que monitora, em tempo real, a utilização da RAM;
  • De maneira geral, se a memória RAM disponível for inferior a 25% do total, uma atualização poderá fornecer desempenho muito mais satisfatório;
  • Ainda no Gerenciador de Tarefas, observe por um instante o desempenho da memória RAM sempre que um novo aplicativo é aberto. Se esses mesmos aplicativos demoram mais do que o normal para abrirem, e mesmo assim o uso da memória atinge praticamente 100% de sua capacidade, é sinal de que aumentar a memória RAM pode ser uma excelente ideia para você.

De quanta memória RAM eu preciso no meu computador?

Antigamente um computador de mesa ou notebook não precisava de uma memória tão grande para funcionar perfeitamente.

No entanto, hoje em dia, podemos dizer que como regra geral, um bom desempenho do dispositivo exige ao menos 16 GB de memória disponíveis. Isso, claro, se considerarmos que o usuário realiza apenas tarefas cotidianas, nada que force demais o equipamento ou exija muito dele.

Assim, pessoas que utilizam o computador para jogos ou para edição de vídeos e fotos, além do uso de programas pesados, obteriam memória suficiente para as suas necessidades com RAMs acima destes 16 GB, como no caso de 32 GB, por exemplo.

Se ainda assim você considera 16 GB algo muito superior, tanto em termos de memória quanto de valores, é possível seguir as indicações abaixo antes de aumentar memória RAM do seu dispositivo:

  • Ao menos 4 GB: indicado para pessoas que usam pouco o computador, e quando o fazem, costumam apenas acessar a internet e assistir vídeos, por exemplo;
  • Ao menos 8 GB: indicado para pessoas que, além do acesso normal à internet, também costumam abrir planilhas no dispositivo e jogos simples, como os em flash;
  • Ao menos 32 GB: indicado para pessoas que fazem uso de programas de renderização de imagens, edição de vídeos e design no geral, além de jogos pesados e com gráficos que exigem mais do computador.

Aumentando a memória RAM do dispositivo

Aumentar a memória RAM de um computador é uma tarefa bastante simples e rápida, que pode ser feita, também em casa, pelo próprio usuário. Essa tarefa é tão básica que praticamente qualquer pessoa pode realizá-la, até mesmo quem não possui muita habilidade com computadores ou componentes eletrônicos.

No entanto, existem alguns pontos a serem considerados antes de começar o processo. Acompanhe-os abaixo:

  1. Certifique-se de adquirir o tipo correto de memória RAM
  2. Normalmente, boa parte dos computadores mais novos utilizam módulos DDR4, ou ainda, DDR3. No caso de sistemas mais antigos, ainda é possível utilizar um DDR2 ou um DDR RAM.
    No entanto, é sempre uma boa ideia averiguar as condições do seu computador, já que em alguns casos, vale mais a pena trocar de dispositivo do que aumentar a memória RAM.
    A informação sobre o modelo da RAM do seu equipamento costuma ser encontrada na lateral da caixa do produto, no manual de instruções ou no site do fabricante.
    Lembre-se também de verificar a quantidade máxima de memória que o seu computador suporta, para não gastar dinheiro à toa.A nova RAM deve possuir as mesmas especificações do módulo atual
  3. Isso porque, a mistura de módulos de memória RAM, com especificações completamente diferentes, pode ocasionar problemas relacionados à estabilidade do sistema operacional.
    Entretanto, um modo de burlar este problema é removendo todos os cartões de memória antigos e substituindo por novos, fazendo assim como que é a placa-mãe não seja sobrecarregada por altas velocidades. Na dúvida, fale com um especialista

Abrir e fechar um computador ou notebook pode não ser uma situação tão confortável para todas as pessoas. Se esse é o seu caso, não há problema algum em solicitar a ajuda de um profissional para aumentar a memória RAM do seu dispositivo.
No entanto, confie no seu potencial, dê uma olhada em alguns tutoriais sobre o assunto e prepare o ambiente e o material necessários para o procedimento. Em pouco tempo você terá um computador muito mais rápido e eficiente.

Fonte: https://bringit.com.br/blog/upgrade-no-notebook/como-aumentar-a-memoria-ram/

COMPARTILHE

ARQUIVO DE PUBLICAÇÃO

agosto 2022
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031