Artigos Informática

Como diminuir o brilho da tela do pc?

Muitos fatores influenciam a experiência do usuário no computador, principalmente para quem tem um uso intenso e diário. Podemos citar hardwares anatômicos, processadores adequados e um ambiente propício ao trabalho. Porém, entre tantas, hoje iremos conversar sobre o brilho da tela.

Uma tela que não esteja adequadamente iluminada pode prejudicar muito a eficiência de quem passa muitas horas na frente do computador. Isso, pois, a visão pode ser forçada ao se deparar com um monitor muito escuro ou muito claro. Além, é claro, que uma tela mal ajustada pode consumir muito mais energia do que o necessário e diminuir a vida útil da bateria.

O que influencia a iluminação adequada da tela?

O principal fator que vai determinar se você deve utilizar o computador com uma tela mais iluminada ou menos iluminada é o ambiente em que ele está colocado.

Ou seja, ambientes mais escuros demandam uma tela com menos luminosidade, enquanto telas com maior iluminação são mais adequadas em ambientes com muita claridade.

A boa notícia é que é muito simples diminuir o brilho da tela do seu computador. Alguns poucos cliques são suficientes para reduzir a intensidade da luz da tela e, assim, colaborar com seu conforto visual.

Quais os benefícios de diminuir o brilho da tela?

A maior e principal vantagem é, de fato, melhorar o conforto e a produtividade quando se passa muitas horas na frente do computador. Mas não é só isso.

Uma tela com brilho menos intenso economiza energia, e isso se reflete na conta de luz no final do mês e na autonomia da bateria, caso esteja utilizando um notebook fora da tomada.

Vale lembrar que a vida útil da bateria é maior quando economizamos os seus ciclos usados. Diminuir o brilho da tela é uma das maneiras de colaborar com esses ciclos mais longos.

Vamos a um passo a passo de como diminuir o brilho da sua tela e, assim, aproveitar esses benefícios.

Atalho no teclado

Uma maneira simples e prática para regular a iluminação do seu monitor é através de um atalho que muitos teclados fornecem. Para verificar se o seu dispõe dessa facilidade procure na fileira de teclas F, ou seja, entre F1 e F12.

Se disponível, duas teclas dessa terão um símbolo representando a iluminação. Uma com o sinal de “+” e a outra com o sinal de “-”. Como é intuitiva, a tecla com o símbolo de iluminação junto ao sinal de “-” irá reduzir o brilho da sua tela.

Essa é a maneira mais rápida de ajustar a intensidade do brilho, mas não são todos os teclados que possuem essa facilidade. Logo, é importante aprender outro método para chegar ao mesmo resultado.

Ajustar o brilho através da barra de tarefas

Outra maneira de diminuir a intensidade da iluminação da sua tela é através do ícone que fica no canto inferior direito da tela, no Windows. Geralmente o ícone fica junto com os de Wi-Fi, som e bateria.

Caso não esteja aparecendo, clique com o botão direito sobre a barra de tarefas e uma opção de ajuste irá aparecer. Basta, então, arrastar para esquerda para diminuir o brilho e para a direita para retornar o brilho ao máximo.

Como ajustar o brilho de tela de maneira automática

Uma possibilidade para quem usa notebooks é configurar um nível de energia para quando o computador estiver conectado na fonte de energia e outro para quando estiver operando na bateria. Essa é uma boa estratégia para poupar bateria.

Vejamos o passo a passo para ajustar o brilho do plano de energia do seu computador:

1. Abra o menu iniciar e procure a opção “Painel de controle”. Para agilizar é possível digitar no menu, logo a opção irá aparecer. Então clique na opção “hardware e som”;

2. Agora clique em “opções de energia” e, em seguida, vá em “alterar configurações do plano”. Geralmente a opção que vem selecionada como padrão é a “equilibrada”;

3. Nessa etapa você decide como o brilho da tela deve estar quando o notebook estiver na bateria e quando estiver conectado na fonte de energia.

Configurar o nível de luz no modo de economia de energia

É possível determinar qual será a intensidade da luz da tela quando o modo de economia estiver ativado no notebook. Isso pode ajudar a escolher uma luminosidade que mais lhe agrade.

Para fazer isso, use o atalho do teclado “Windows” + “I” para abrir as configurações e depois vá em “sistema”. Agora clique em “bateria” e encontre a opção de economia de energia.

Coloque a iluminação para se ajustar automaticamente

Uma função muito interessante no Windows é ajustar a intensidade de luz da tela de maneira automática, de acordo com a iluminação do ambiente. Isso diminui o trabalho de ter que ajustar a todo o momento manualmente.

Para ativar ou desativar este recurso no Windows 10, abra as configurações, selecione “Sistema” e selecione “Exibir”. Ative ou desative a opção “Mudar brilho automaticamente quando a iluminação mudar”. Entretanto, você só verá esta opção se seu dispositivo tiver um sensor de luminosidade ambiente.

Fonte: https://bringit.com.br/blog/duvidas-frequentes/como-diminuir-o-brilho-da-tela-do-pc/

COMPARTILHE

ARQUIVO DE PUBLICAÇÃO

agosto 2022
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031