Artigos

COMO PROTEGER SUAS AVES

A proteção das aves de plantel ou ornamentais, é muito importante. Garantir a saúde dos animais, com produtos eficientes e de qualidade, reduz os riscos de doenças na criação.

Afirma-se, de uma forma generalizada, que as aves possuem um metabolismo mais acelerado em relação aos mamíferos, logo, é importante ter uma atenção maior quanto à identificação das doenças.

Atribui-se a esse metabolismo acelerado, a chegada de manifestações, e doenças que afetam essas aves ou até mesmo todo plantel.

Identificar doenças nos pássaros não é tarefa fácil, pois, muitas dessas doenças indicam sintomas semelhantes, sendo que na maioria das vezes, determina um quadro indefinido.

Nessa época do ano em específico, o melhor cuidado para com as aves é aquecê-las. O calor, e um bom antibiótico são em muitos casos a forma mais fácil de se obter sucesso no tratamento.

Para finalizar, segue nesse último parágrafo algumas informações sobre ”Peito Seco”, ”Peito Faca” ou ”Peito em Quilha”, denominações diferentes que descrevem uma situação de debilidade relativamente comum entre os pássaros. Não trata-se de um doença, mas sim, de um quadro de queda da imunidade do pássaro e consequente instalação de uma infecção crônica. O pássaro passa então a utilizar a reserva das proteínas musculares, com atrofia dos músculos peitorais e consequente pronunciamento do osso esterno ou ”quilha”, daí a denominação ”Peito Seco”.

Cuidados com a higiene, manter seu ambiente aquecido, diminuição das chances de estresse e adequada alimentação, são práticas que colaboram muito para o não surgimento de doenças.

Converse com o seu veterinário, antes de administrar qualquer medicamento. Medicar sem conhecimento de um especialista pode ser fatal.

Fonte: MundoAnimal-FabianeCampioni

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Miltinho

Gerador de Conteúdo e desenvolvedor Web e Programador Worpress - nível Técnico COTEMIG - BH - A mais de 25 anos experiencia com internet bem como professor d ferramentas para web designer e programação.

Comentar

Click here to post a comment

ARQUIVO DE PUBLICAÇÃO

agosto 2022
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031