Artigos Informática

Conheça as formas de usar o SSD

A tecnologia SSD chegou para substituir o HD dos computadores e notebooks. Apesar de ser antiga conhecida, somente agora ela se tornou acessível ao público em geral. Nesse texto vamos falar sobre as formas de usar SSD.

O SSD ou Unidade de Estado Sólido (em português) é um modelo de armazenamento. Em comparação com o HD (Unidade de Disco Rígido, em português), tipo de armazenamento tradicionalmente utilizado em notebooks e computadores, o SSD é bem mais rápido e silencioso.

Sendo assim, ao instalar um SSD no seu notebook você está dando mais velocidade para que sua máquina possa ligar o sistema operacional e fazer o carregamento dos programas e jogos que você tem instalado.

Diferença entre HD e SSD

O HD e o SSD são componentes de hardware essenciais para o funcionamento correto de computadores e notebooks. Eles apresentam a mesma função principal, armazenar todos os dados da máquina de forma digital.

Entretanto, a forma como esses dois componentes fazem isso é o que os difere. O HD grava os dados em um disco magnético, eles estão em constante movimento e as informações são acessadas através de um braço mecânico.

As informações são gravadas em diferentes partes do disco, por isso, só podem ser acessadas quando a parte certa do disco passa sobre o braço mecânico, assim como um LP.

O SSD não utiliza um sistema mecânico para funcionar, já que usa uma memória flash. Ele armazena as informações em chips e o acesso a elas é feito de forma imediata. Além disso, por não ser composto por sistemas móveis, o SSD tem menos chances de sofrer com danos físicos. Consequentemente, aumentando a sua durabilidade.

Formas de usar SSD junto com HD

O SSD é um componente que já vem instalado na maioria dos notebooks mais novos. Sua principal característica é a melhora no desempenho graças à maior velocidade na gravação de dados e na leitura.

Assim, ele pode ser utilizado como componente principal do sistema de armazenamento, da mesma maneira que um HD. Nesse caso, só é necessário ter cuidado com a capacidade de armazenamento. Para aproveitar melhor sua velocidade, é interessante que seja feito um gerenciamento de limpeza mais recorrente.

Uma alternativa para quem quer melhorar o desempenho do notebook do notebook antigo, mas não quer comprar uma máquina nova é utilizar o SSD em conjunto com o HD.

Confira algumas dicas para tirar o máximo dessa combinação:

– Coloque o sistema operacional no SSD

Para melhorar o desempenho da máquina você deve instalar o sistema operacional no SSD, já que o disco em estado sólido apresenta uma velocidade de leitura maior que a do HD. Dessa forma, todas as tarefas do notebook podem ser realizadas de forma mais rápida, não apenas a inicialização.

– Instale os programas mais usados no SSD

Para aproveitar ao máximo a velocidade do SSD, instale os principais programas do seu notebook nele. São aqueles softwares que você utiliza com mais frequência e aqueles que precisam processar uma grande quantidade de dados, como os editores de imagens e de vídeos.

– Os arquivos maiores devem ser deixados no HD

Os arquivos maiores, backups de fotos, vídeos e músicas e os programas menos utilizados devem ser armazenados no HD.

O mesmo também serve para os jogos instalados no seu notebook. Isso porque, apesar de deixar o carregamento mais rápido, o SSD não vai trazer nenhuma melhora do desempenho gráfico ou na jogabilidade.

Assim, podemos aproveitar melhor o espaço de armazenamento disponível no notebook e deixar espaço no SSD para os programas onde ele realmente vai fazer diferença.

– Melhorar o gerenciamento do espaço e fazer limpezas regulares

Esteja sempre atento a quantidade de espaço de armazenamento ainda disponível no SSD, constantemente repassando para o HD os arquivos e programas menos acessados. Também é importante deletar regularmente fotos, vídeos e documentos desnecessários e sem utilidade.

Para melhorar ainda mais o desempenho da máquina aposte na desfragmentação do disco. Nesse caso, apenas o HD pode ser desfragmentado.

Isso porque a desfragmentação do SSD reduz consideravelmente sua vida útil, já que serão necessárias a realização de milhares de operações de leituras e escrita para acessar os dados. Como a vida útil do SSD é medido em ciclos de memória, quanto mais leitura, mais ciclos de memória e menos vida útil.

Formas de usar SSD: onde instalar

Como já mostramos, existem duas formas de usar SSD quando pensamos em seus recursos. Ele pode ser utilizado como o principal sistema de armazenamento da máquina ou ele pode atuar em conjunto com o HD.

Quando pensamos nas formas de usar SDD em relação ao espaço físico onde ele pode ser instalado nos notebooks, podemos destacar três maneiras diferentes.

A primeira maneira é substituindo o HD interno da máquina. Nesse caso, o SSD é instalado no mesmo lugar onde o HD fica dentro da máquina. Geralmente essa opção é a mais utilizada, já que facilita o reconhecimento do novo sistema de armazenamento pelo sistema operacional.

O HD substituído pode ser alocado em outra área do notebook, desde que se tenha espaço suficiente para isso. Assim, o SSD pode atuar tanto sozinho como em conjunto com o antigo HD.

A segunda maneira é utilizada principalmente em notebooks mais antigos, já que esses modelos possuem um hardware específico para a leitura de CD e DVD.

Atualmente, essa é uma tecnologia defasada e em desuso. Por isso, é muito comum substituir o driver óptico do notebook pela memória SSD. Nesse caso, será necessário o uso de um adaptador (Caddy) para encaixar o SSD no espaço que era do driver óptico.

Essa solução é interessante para quem quer manter os dois modelos de sistema de armazenamento, SSD e HD. Podendo ser instalado de duas formas, com o SSD no lugar do drive óptico ou com o HD no lugar do leitor de DVD e o SSD como armazenamento principal.

Por último, o SSD pode ser utilizado como um HD externo, sendo conectado ao notebook por meio de um cabo USB.

Fonte: https://bringit.com.br/blog/duvidas-frequentes/conheca-as-formas-de-usar-o-ssd/

COMPARTILHE

ARQUIVO DE PUBLICAÇÃO

agosto 2022
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031