Crianças acima de 3 anos começaram a ser imunizadas contra a Covid-19 em Montes Claros, nesta quinta-feira (21). De acordo com a secretária de Saúde, Dulce Pimenta, mais de 14 mil crianças estão na faixa etária entre 3 e 4 anos.
“Já tínhamos a vacinação acima de 5 anos e agora a gente faz a expansão com a liberação pelo Ministério da Saúde. Temos esse público de 3 e 4 anos de mais de 14 mil crianças para serem protegidas. Nessa onda da Covid neste ano, tivemos um número muito grande de crianças contaminadas […] O número de crianças contaminadas e internadas pelo agravamento foi maior do que nos anos anteriores. Mostrando a importância da vacina para que a gente possa proteger nossas crianças, evitando o agravo”, disse a secretária, em entrevista do Inter TV Notícia.
Segundo o município, a vacina já está disponível em todas as salas das unidades de saúde e nos shoppings. É necessário apresentar cartão de vacina e documento pessoal.
Vacinação em números
A vacinação de crianças acima de 5 anos foi iniciada no município no dia 9 de fevereiro.
Dados do Vacinômetro do Governo de Minas apontam que 21.628 crianças (59.44%) já receberam a primeira dose e 10.694 (29.39%) a segunda dose.
Recomendação do Ministério da Saúde
Desde a última sexta-feira (15), o Ministério da Saúde recomendou a ampliação da vacinação com a Coronavac para crianças de 3 a 5 anos nos estados e municípios.
A pasta anunciou a decisão após ouvir a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização sobre a questão. Minas Gerais recebeu as orientações do Ministério nesta quarta-feira (20).
De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, a recomendação é que os estoques do imunizante sejam destinados, inicialmente, somente para crianças entre 3 e 4 anos e que a vacinação ocorra de forma gradual para todas as crianças imunossuprimidas de 3 e 4 anos, seguida pelas faixas etárias de 4 e depois 3 anos de idade.
Comentar