Artigos Jardinagem

Jardim em apartamento: dicas importantes para criar

Com o constante avanço da urbanização, normalmente, sentimos falta da presença do verde em nosso dia a dia. Consequentemente, cada vez mais, buscamos trazer a natureza para dentro de casa. Para isso, a opção ideal é criar um jardim em apartamento.

janela de apartamento com jardim

Apesar desse espaço ser pequeno, existem diversas formas de enriquecer o ambiente de um apartamento utilizando plantas e flores. Dessa maneira, é possível adicionar detalhes que farão toda a diferença na elegância do local.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo a respeito do assunto. Continue a leitura para obter as principais informações e dicas sobre como fazer jardim de apartamento.

Jardins verticais

Se você possui uma varanda pequena e sem muito espaço para decoração, pode optar pelo jardim vertical em apartamento. A vantagem dessa opção é a praticidade da criação. Você pode misturar cores, espécies, texturas, etc. É você quem decide o tamanho e o formato dele. Brinque com a imaginação!

Para criar um jardim vertical sem perder muito espaço, é possível adicionar alguns itens mais práticos. As prateleiras são opções simples, que melhoram o visual, facilitam o cuidado com as plantas e mantêm o jardim devidamente organizado.

Vasos para varandas

Se você busca um jardim na varanda pequena, aposte em vasos de plantas. Combine as cores dos recipientes e espécies de vários tamanhos diferentes.

Se você vai criar um jardim em seu apartamento, é imprescindível escolher opções de plantas adequadas ao ambiente. Na parte interna, crie espécies que necessitam de pouca água e luz direta. Já aquelas que demandam luz direta e regagem podem ficar na área externa.

Flores em mesas

Caso você possua alguma mesa em sua varanda, aposte na decoração com flores! Assim, você proporciona mais cor e vida ao ambiente. Apenas tome cuidado para não exagerar nas cores do jardim. Lembre-se de que o intuito é deixar a ambientação ainda mais alegre.

Se quiser economizar espaço ao adicionar flores em seu jardim em apartamento, é possível usar grades de aço ou alumínio, que compõem um visual mais simples ao jardim.

Móveis confortáveis

Para receber visitas, descansar, ler um livro e praticar outros tipos de lazer, nada melhor do que estar ao lado da natureza, não é mesmo? Por isso, é importante decorar seu jardim com móveis confortáveis, como redes, bancos, cadeiras de fibra e até alguns quadros, que deixam o ambiente aconchegante.

cadeira, janela e vaso de plantas

Nesse caso, as plantas do jardim em apartamento devem ser dispostas em lugares que não dificultem a movimentação de pessoas nem ofereçam algum tipo de risco. A criatividade é um fator que pode complementar os itens do apartamento.

Horta em casa

Você também pode criar uma horta em apartamento. Veja as instruções a seguir para criar a sua, lembrando que é indicado cultivar temperos e ervas.

  • Escolha um vaso com tamanho suficiente de sua preferência ou uma caixa vazada na parte de baixo, para escoar a água da rega;
  • Caso opte pela caixa, forre-a com uma manta própria para drenagem;
  • Espalhe pedras de argila expandida e complete a caixa ou o vaso com terra adubada;
  • Plante as ervas e os temperos de sua escolha com um espaço de quatro dedos entre eles!

Jardins suspensos internos

jardim suspenso ou vertical é uma opção para ambientes internos. Como esse local não recebe muita iluminação, opte por folhagens escuras, que gostam de pouca luz. Outras opções são trepadeiras e plantas pendentes, que completam os espaços vazios do suporte.

Além disso, escolha plantas que não necessitem de muita rega, para não sujar tanto o local escolhido. Ademais, opte por suportes de materiais naturais, que farão um contraste na decoração da sala ou do quarto onde o quadro vivo será montado.

janelas e avarandas de apartamentos com jardins

Fonte: https://www.petz.com.br/blog/dicas/jardim-em-apartamento/

COMPARTILHE

ARQUIVO DE PUBLICAÇÃO

agosto 2022
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031