NOTICIAS Vespasiano

Penitenciária de Ribeirão das Neves pode ser transformada em unidade da Uemg

Moradores de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, querem transformar a penitenciária José Maria Alkimin (PJMA) em uma unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Representantes de vários setores da cidade estiveram presentes na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nessa terça-feira (13), onde debateram o assunto.

A ideia é tornar a universidade um local propulsor de desenvolvimento econômico para o município. Segundo a coordenadora do Centro de Estudo, Pesquisa e Intervenção Ribeirão das Neves, Rosely Carlos, o local contribuiria para reduzir as desigualdades regionais, dando mais opção de formação aos jovens.

Ainda conforme a coordenadora, a penitenciária não tem mais condições de abrigar os cerca de dois mil detentos. A PJMA tem 84 anos de existência. O complexo arquitetônico do presídio foi tombado em 2009, no âmbito municipal.

Mas o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen) vê a transformação do local como algo muito complexo. O diretor de gestão de vagas, Wilson Martins, também esteve presente na audiência pública da ALMG e afirmou que os detentos da PJMA teriam que ser transferidos para outras unidades, o que seria difícil já que o Estado tem um déficit de 22 mil vagas prisionais.

Para a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, deputada Andreia de Jesus (PT), anunciou que vai questionar o Instituto Estadual do Patrimônio Histórica e Artístico (Iepha) sobre o processo de tombamento estadual. Além disso, o Estado deve ser acionado para apresentar um laudo de funcionamento do presídio.

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Miltinho

Gerador de Conteúdo e desenvolvedor Web e Programador Worpress - nível Técnico COTEMIG - BH - A mais de 25 anos experiencia com internet bem como professor d ferramentas para web designer e programação.

Comentar

Click here to post a comment

ARQUIVO DE PUBLICAÇÃO

agosto 2022
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031