Artigos Pets

Qual é o melhor remédio para dor de ouvido em cachorro? Descubra já!

A otite canina é um problema bem comum e pode ter diversas causas, como fungos, ácaros e bactérias. Por isso, muitos tutores recorrem a veterinários para tratar esse tipo de enfermidade. Assim, o profissional pode dizer qual é o melhor remédio para dor de ouvido em cachorro.

qual o melhor remédio para dor de ouvido em cachorro

Antes de iniciar o tratamento do seu amigo de quatro patas, é necessário identificar o agente patológico responsável pelo problema, o que só pode ser feito por um especialista em saúde canina. O veterinário não só informará qual é o melhor remédio para dor de ouvido em cachorro, mas também ensinará a administrá-lo.

No entanto, se você percebeu  seu cachorro com dor de ouvido, pode ser que já esteja pensando no medicamento que será indicado pelo veterinário. Para tranquilizá-lo, vamos falar um pouco mais sobre as principais soluções para otite canina.

Otite canina: diferentes causas para o mesmo problema

Na Medicina, palavras com a terminação “ite” são usadas para designar inflamações. Elas podem ser desencadeadas por diferentes micro-organismos, os quais demandam tratamentos distintos. Assim, para tratar ouvido de cachorro inflamado, é necessário reconhecer o tipo de otite que atingiu o pet.

A Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária, ressalta a importância de conhecer a causa do problema antes de iniciar o tratamento: “o ideal é realizar um exame para avaliar o tipo de patógeno que está causando a infecção. Assim, conseguimos prescrever o melhor medicamento para tratar o pet”.

Independentemente da causa, alguns sintomas são bastante característicos da otite (dor de ouvido em cães). Trata-se de uma doença relativamente fácil de ser identificada. Os principais sinais são:

  • coceira na região das orelhas;
  • cheiro forte na região das orelhas;
  • aumento da produção de cera;
  • cachorro balançando a cabeça mais intensamente que o normal.

Assim que você se deparar com esses sintomas, consulte o veterinário quanto antes. Dessa forma, o profissional poderá dizer qual é o melhor remédio para dor de ouvido em cachorro e iniciar o tratamento o mais rápido possível, evitando que o quadro se agrave.

Medicamentos comuns para tratamento da otite canina

Antes de mais nada, é importante ressaltar que não existe um único remédio para dor de ouvido em cachorro. Há vários fármacos indicados para o tratamento de otites. Assim, a escolha dependerá do patógeno responsável pelo caso específico do seu pet.

“Os medicamentos de uso veterinário mais usados para tratar um cachorro com dor de ouvido são: fungicidas, acaricidas e antibióticos de uso tópico. Ou seja, aqueles pingados diretamente no ouvido do pet. Eles servem para diminuir a população de fungos, ácaros e bactérias, respectivamente”, diz a Dra. Juliana.

qual o melhor remédio para dor de ouvido em cachorro

Algumas pomadas otológicas de uso veterinário, como Aurivet Vetnil, Otomax, Cipro-otic e Oto Sana Mundo Animal, têm ação tanto fúngica quanto bactericida.

“Dependendo da característica e da gravidade da infecção, pode ser necessário utilizar outros tipos de fármacos, como antibióticos e antialérgicos de uso oral”, diz a veterinária.

Por isso, a resposta para a pergunta “qual é o melhor remédio para dor de ouvido em cachorro?” pode variar. O ideal é sempre consultar o veterinário do seu bichinho antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.

É possível tratar o pet com medicamentos para humanos?

Segundo a Dra. Juliana, diversos medicamentos humanos podem ser administrados aos cães, já que eles têm o mesmo princípio ativo de certos fármacos veterinários. No entanto, a especialista ressalta que isso só deve ser feito sob prescrição de um especialista.

A posologia do medicamento pode variar de acordo com a raça, a idade e o porte do seu mascote. “Apenas o médico-veterinário pode prescrever o melhor tratamento com segurança”, ressalta a Dra. Juliana. Por isso, nada de sair oferecendo remédios da sua caixinha de primeiros socorros para o peludo.

É importante frisar que o uso inadequado de medicamentos de qualquer tipo pode ser tão prejudicial para a saúde de seu amigo quanto a própria doença. Ele pode levar a alergias, intoxicação, entre outras complicações graves.

De acordo com a Dra. Juliana, outro risco de medicar seu bichinho por conta própria é que o pet pode desenvolver uma certa “resistência” ao tratamento. “Aquela dor de ouvido em cachorro que talvez tivesse grandes sucesso de tratamento pode virar um problema complicado”, diz a veterinária.

Como aplicar remédio no ouvido do cachorro?

Sabendo como o tratamento para otite canina funciona, vale dizer que todas as instruções para aplicação de medicamentos devem ser indicadas pelo veterinário. Por isso, não hesite em tirar todas as dúvidas que tiver durante a consulta com um especialista. Só assim, você garante um tratamento seguro e eficiente ao pet.

Como dito, remédios para otite costumam ser de uso tópico (em gotas). Assim, depois de consultar a dosagem com um profissional, pingue a medicação diretamente no ouvido do peludo. “Feito isso, massageie a orelha do pet para o produto penetrar no canal auditivo longo que o cão tem”, orienta a Dra. Juliana.

Por fim, fuja de remédios caseiros e outras “receitas mágicas” encontradas na internet. Além de não terem eficácia comprovada, algumas substâncias podem piorar o quadro.

Fonte: https://www.petz.com.br/blog/saude-e-cuidados/qual-o-melhor-remedio-para-dor-de-ouvido-em-cachorro/

COMPARTILHE

ARQUIVO DE PUBLICAÇÃO

agosto 2022
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031