Artigos Jardinagem

Saiba como calcular pedras para jardim para não errar na compra

Uma área de lazer bonita, além de ser um espaço ideal para receber a família e os amigos, é um lugar em que você pode passar o seu tempo livre. Porém, para isso, a decoração é muito importante. Então, como calcular pedras para jardim e não errar na compra?

Itens de jardinagem na terra com flores.

Jardim com pedras é um tipo de decoração que traz um aspecto mais tranquilo e harmônico. Porém, quando não há pedras suficientes para criar um padrão ou preencher o espaço, o efeito é contrário.

Inclusive, já imaginou a dor de cabeça de sair para comprar sacos de pedras e, quando for “pôr a mão na massa”, não ter o suficiente? Um tanto estressante, não é mesmo?

Afinal, ninguém gosta de ter que ir duas vezes no mesmo lugar. Para evitar esse tipo de situação, confira o conteúdo a seguir e aprenda como calcular pedras para jardim.

Afinal, qual é o cálculo para não errar na compra?

É fácil entender como calcular a quantidade de pedra para jardim. Se você estiver planejando uma decoração com pedras de 3 cm de espessura, o mais indicado, o recomendado é comprar 45 kg por metro quadrado.

Agora, se você gosta de pedras maiores, o cálculo é bem simples: some 15 kg a cada 1 cm de espessura a mais. O que você achou sobre essa “fórmula”?

Quais são os tipos de pedras para jardim?

Escolher as pedras para jardim certas fará toda a diferença na sua decoração. Afinal, a harmonia do espaço faz toda a diferença. Já imaginou como seria estressante ir para o seu cantinho de descanso e só ficar reparando no quanto a decoração está simples ou “pesada”?

Mesmo que seja uma simples escolha, optar por uma pedra que não combine com você pode causar um certo incômodo. Por isso, a seguir, separamos os principais tipos de pedrinhas para jardim.

 Seixo

seixo é o tipo de pedra mais fácil de encontrar em jardins. Também conhecida como pedra do rio, ela possui bordas arredondadas e cor que varia muito entre marfim e marrom-claro, assim como o tamanho.

Um saco de pedras seixo pode conter itens pequenos e grandes, por isso esse é um tipo que possui um cálculo mais específico na hora da compra. O recomendado são 3 sacos de 20 kg para cada metro quadrado.

É importante lembrar que essa quantidade só irá cobrir superficialmente o lugar. Assim, se o seu jardim for um pouco mais profundo, lembre-se de comprar alguns sacos extras.

Dolomita

Geralmente, as dolomitas são pedras de cor branca, com formato arredondado e liso, como os seixos. Porém, ao contrário do tipo anterior, o tamanho tende a ser mais regular e um pouco maior.

Por conta da cor, ela é ideal para jardins e pátios em que a atmosfera tranquila e relaxante é essencial. Além disso, tende a combinar muito bem com elementos verdes e amadeirados.

Senhores cuidando do jardim.

Pedriscos

Agora, se você está pensando em ter um jardim com pedras bem pequenininhas, a melhor opção são os pedriscos. Além de pequeno, esse tipo possui bordas retas e lisas. A cor é bem natural: tons avermelhados e esbranquiçados.

Inclusive, se você tiver um espaço grande e quiser economizar, essa escolha é certa. Isso porque esse é o tipo mais comum e barato, além de ser muito utilizado para nivelar caminhos com placas de granito ou mármore.

Argila expandida

Por último, não podemos esquecer da argila expandida. Esse tipo de pedra é muito comum em decorações de jardins por conta do tamanho e da cor avermelhada.

Além disso, a argila colabora para o crescimento saudável da área de verde, já que absorve a água e ainda retém a umidade. Interessante, não é mesmo?

Porém, vale lembrar que a argila expandida é muito frágil, por isso tende a quebrar com facilidade. Assim, se estiver pensando em colocá-la em um caminho de pedra, a melhor dica é escolher alguma das que citamos acima.

Quando um jardim de pedras é a solução ideal?

Além de serem excelentes soluções para quem possui uma área externa, mas não quer cuidar de um espaço verde, as pedrinhas dão um aspecto todo especial à casa.

Inclusive, utilizar pedras no jardim ou na área externa é uma tendência de paisagismo. Assim, não tem como negar o toque especial delas, não é mesmo? Afinal, quem não gosta de estar sempre na moda?

Se você também precisar delimitar um espaço específico da sua casa, como um lago ou uma fonte, por exemplo, dando mais destaque a ele, é possível usar as pedrinhas para isso. Assim, quem entrar verá esse cantinho especial.

Jardim com flores e arbustos.

Fonte: https://www.petz.com.br/blog/plantas/como-calcular-pedras-para-jardim/

COMPARTILHE

ARQUIVO DE PUBLICAÇÃO

agosto 2022
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031