Artigos Auto Veículos

Saiba como manobrar o carro com facilidade seguindo estas dicas

Há poucos anos, um estudo realizado pelo Sindicato das Empresas de Seguros e Resseguros mostrou que 40% dos acidentes ocorrem na hora de estacionar.

Para evitar imprevistos e perdas ocasionadas por batidas, nada melhor do que saber bem como manobrar o carro. Sendo assim, preparamos um post especial com as principais dicas sobre o tema. Boa leitura!

Os cuidados que você deve ter em mente

Quando falamos de manobras, o primeiro passo é conscientizar-se sobre as práticas necessárias para evitar erros e acidentes. Por isso, é preciso não só guardar na memória, mas também colocar em prática as próximas dicas.

Uma delas é respeitar o cronograma de manutenções preventivas do carro, garantindo que o veículo esteja em boas condições para ser manobrado. Além disso, na hora do movimento, utilizar a sinalização correta é essencial.

Use setas quando for manobrar o seu veículo, mesmo que esteja em um estacionamento. Não deixe de olhar para os retrovisores — e garantir que eles estejam ajustados de acordo com a situação.

Respeite a sinalização! Isso significa que você não deve estacionar em locais proibidos ou em vagas exclusivas. Se manobrar já é difícil, imagine o constrangimento do flagrante de ocupação de uma vaga proibida. Isso só aumentará o nível de nervosismo na hora de sair dela.

Certifique-se de respeitar a distância entre os veículos. Assim, não estacione de forma que o seu carro fique muito colado em outros que estejam ao lado. Outra dica importante é deixar espaço para conseguir abrir a porta sem atingir outro automóvel.

Tenha cuidado com os pedestres. Na hora de manobrar o seu veículo, tenha certeza de que não há pessoas transitando perto do carro: cheque a traseira, a dianteira e os lados.

Caso você tenha um problema sério para manobrar, talvez uma boa ideia seja dirigir um veículo hatch. Isso porque eles ocupam menos espaço nas vagas e facilitam esse movimento.

Os modos de manobrar o carro em diferentes vagas

Agora, mostraremos algumas dicas para você conseguir manobrar o carro e estacioná-lo com sucesso em diferentes vagas.

Vaga de estacionamento

Já que estamos falando de estacionamentos, temos algumas dicas que você pode seguir nas seguintes etapas.

Procure entrar de ré na vaga. Isso porque você terá mais oportunidade para esterçar as rodas (isto é, girar o volante para a esquerda e a direita), o que facilita a sua manobra. Além disso, alinhe o seu retrovisor para você poder observar a segunda vaga de distância daquela que pretende utilizar, para evitar acidentes.

Após engatar a ré, gire completamente o volante para o lado da sua vaga, deixando o carro deslizar. Para não se desesperar nesse movimento, acompanhe todo o processo pelos retrovisores.

No momento em que o seu veículo encaixar na vaga, dê uma girada no volante uma vez e meia para o lado contrário. Essa dica é excelente para você conseguir alinhar as rodas e garantir um estacionamento perfeito.

Vaga paralela  

A vaga paralela é a temida baliza, aquela manobra que costuma derrubar a nota de muita gente que tenta tirar a carteira de habilitação. Para não se enrolar na hora de realizá-la, basta memorizar alguns passos básicos.

Primeiro, lembre-se de sinalizar com a seta para o lado da vaga que você deseja pegar. Depois, pare de forma paralela ao veículo estacionado à frente da sua vaga, alinhando os para-choques traseiros ao seu automóvel.

Em seguida, não deixe de girar completamente o volante em direção ao meio-fio enquanto começa a dar a ré bem devagar. Somente movimente o volante para outro lado no momento em que for capaz de ver, no seu retrovisor, o farol dianteiro (o que esteja próximo ao meio-fio) do veículo de trás.

Vaga inclinada (ou perpendicular)

Para lidar com a manobra nesse tipo de vaga, sinalize com a seta do veículo para mostrar a sua intenção de ocupar aquele espaço. Assim que passar pela vaga, deixe a traseira do automóvel apontar diretamente para aquela área que você ocupará.

Cheque os retrovisores laterais para entender a distância em relação aos carros paralelos à vaga perpendicular. Para finalizar em grande estilo, engate a ré para que o veículo consiga voltar lentamente.

Enquanto realiza essa última parte, corrija a direção, considerando a distância necessária entre os veículos à sua volta.

Vagas localizadas em descidas  

Estacionar em lugares íngremes também exige técnica, mas não é motivo de desespero. Uma coisa que você sempre deve ter em mente é a verificação do freio de mão. Isso porque ele deve estar totalmente puxado.

Caso ele não esteja, o veículo poderá descer e causar sérios acidentes. Por isso é importante notar que o freio de mão deve ser revisado periodicamente, com a equipe mecânica de sua confiança.

Para não errar na hora de estacionar em descidas, certifique-se de deixar a primeira marcha engatada. Assim, você mantém a inércia do veículo — essencial para que ele não ande sozinho.

Vagas entre a pilastra e a parede

A boa notícia é que as dicas que passamos em relação às vagas de estacionamento também servem nesse caso aqui. Contudo, alguns cuidados extras podem ser listados para que você se saia bem:

  • nunca dobre o retrovisor antes de terminar a manobra;
  • estacione o veículo o mais próximo que você puder do lado oposto ao seu – assim, será mais fácil descer do carro;
  • caso não tenha conseguido entrar muito bem nessa vaga, saia dela e reinicie o processo – isso é importante para que o ato de manobrar para fora dali seja facilitado.

A importância de escolher um local seguro para estacionar

Sempre que tiver um dinheiro sobrando, opte pelos estacionamentos privados. Isso porque eles contam com vigias e barreiras naturais. Além disso, você não precisará ficar aguardando e rodando muito tempo para encontrar uma vaga, o que faz com que você consuma menos combustível.

Bairros de muito movimento, como regiões centrais e badaladas da cidade, não costumam oferecer muitas opções para estacionamento gratuito. No entanto, não deixe essa dica de lado, já que você não quer ser surpreendido com a ação de bandidos.

Fonte: https://seminovos.unidas.com.br/blog/como-manobrar-o-carro/

COMPARTILHE

ARQUIVO DE PUBLICAÇÃO

agosto 2022
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031