Artigos Informática

Teste de bateria do notebook – saiba como fazer

Você sabe como anda a vida útil da bateria do seu notebook? Aprenda a medir o seu desempenho agora mesmo!

A resistência da bateria de alguns notebooks são tão ruins que o aparelho basicamente só funciona ligado à uma tomada. Você se identifica com essa situação? Apesar de ir contra o conceito dos computadores portáteis, isso é uma realidade para muitas pessoas que usam o eletrônico diariamente.

Mas como fazer o teste de bateria de notebook para saber como anda a vida útil dela? Apesar de ser uma tarefa essencial, é pouco conhecida. Nesse post vamos te ensinar a medir o desempenho e dar dicas de boas práticas para utilizar o seu aparelho mais tempo sem precisar de conectá-lo à energia. Confira!

Para que serve a bateria do notebook?

A bateria é a peça que armazena energia elétrica e a fornece para o funcionamento dos outros componentes de um notebook. Como qualquer outro aparelho eletrônico, ela possui uma vida útil, que é medida em ciclos. Cada um deles representa a carga e descarga completa do aparelho.

A bateria é constituída por células, que podem variar de acordo com o modelo e fabricante. A quantidade delas define a vida útil, que geralmente varia entre 300 e 500 ciclos completos.

Antigamente as baterias eram feitas de níquel-cádmio ou de hidreto metálico de níquel. Porém esses compostos químicos não são mais usados por terem se tornado obsoletos.

Atualmente os materiais mais utilizados para a sua fabricação são os íons de lítio e os polímeros de lítio.

Por que é preciso fazer o teste de bateria de notebook?

Ser pego de surpresa com o fim da carga da bateria quando você precisa utilizar o notebook é uma situação desagradável. Às vezes pode gerar até um problema, se tratando de trabalho ou estudos. Por isso, fazer o teste de bateria no notebook é muito importante e deve se tornar algo natural.

Através dele, é possível verificar o desempenho da bateria e obter informações importantes de sua utilização. Através do teste você pode descobrir:

  • Desgaste da bateria;

  • Capacidade original;

  • Desempenho que ela entrega;

  • Capacidade de carga máxima;

  • Quantidade de ciclos utilizados, entre outros.

Essas informações são primordiais para acompanhar e saber o desempenho da bateria do seu notebook. Isso evita contratempos nos momentos que mais precisar utilizar o aparelho longe de uma tomada.

Como fazer o teste de bateria de notebook?

O sistema operacional mais utilizado em notebooks, de diversas marcas e modelos, é o Windows. Através dele, é possível fazer o teste de bateria de notebook através de um comando. A partir disso, ele apresenta um relatório completo com todos os detalhes do uso de energia no aparelho.

Esse mesmo relatório pode ser utilizado para realizar o teste de bateria de notebook. Isso é possível porque ele mostra alguns dados como a capacidade original e quando foi realizada a última carga completa dela. Com essas informações fica mais fácil ver a degradação sofrida e por quanto tempo o notebook consegue se manter ligado sem estar conectado a uma fonte de energia elétrica.

Confira as etapas para fazer o teste de bateria de notebook:

  1. Busque por “Prompt de Comando” na barra de tarefas do Windows;

  2. Com o botão esquerdo selecione a opção “Executar como Administrador”;

  3. Digite o seguinte comando: powercfg /batteryreport /output “C:\battery_report.html”;

  4. Aperte a tecla “Enter” e espere aparecer a mensagem: “Relatório de vida útil da bateria salvo em C:\battery_report.html.”;

  5. Feche o Prompt de comando de comando e abra o Explorador de Arquivos do Windows;

  6. A extensão “battery report” deverá aparecer em Este Computador >> Disco Local (C:);

  7. Dê um duplo clique para abrir.

Pronto! Agora é possível verificar as informações da bateria de forma rápida e fácil.

O que é possível consultar no relatório?

Com o relatório de teste de bateria de notebook aberto no seu navegador é possível obter informações diferentes. São elas:

  • Battery Report: Nesse relatório é possível verificar dados da bateria instalada no notebook através do campo denominado “Installed batteries”. Nele aparecem informações como fabricante, número de série e capacidade de carga. Aqui também há o campo chamado “Recente Usage” que mostra a fonte de energia e o horário que o sistema foi iniciado. Nesta tela também é possível ver a versão do sistema operacional, data e hora, nome do notebook, entre outros;

  • Battery Usage: Aqui é possível consultar os registros de uso da bateria nas últimas 72 horas. Também é mostrado um gráfico que mostra a performance da bateria ao longo do tempo, por porcentagem. Ainda aparece o estado de energia e a duração das sessões. No campo “usage history” aparece o tempo de uso, quanto tempo ficou conectado em standby e o tempo total de funcionamento do aparelho;

  • Battery capacity history: Nessa tela é possível comparar a capacidade original da bateria com a carga máxima segurada atualmente. Em “Battery life estimates” fica visível o tempo de duração da bateria.

Com esses dados apresentados pelo próprio sistema operacional não é preciso instalar softwares ou outros aplicativos para verificar a sua bateria.

Quando comprar uma bateria nova?

Com os dados disponibilizados pelo relatório é possível fazer o teste de bateria de notebook e avaliar o uso. Dessa forma fica fácil monitorar a performance e saber o momento certo de adquirir uma bateria nova.

Fonte: https://bringit.com.br/blog/dicas-e-tutoriais-para-notebook/teste-de-bateria-do-notebook-saiba-como-fazer/

COMPARTILHE

ARQUIVO DE PUBLICAÇÃO

agosto 2022
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031